RENDIMENTO: 2 porções
INGREDIENTES
200 g de macarrão espaguete
Molho:
2 alhos-porós (~250g)
1 dente de alho
50 g de bacon*
1 colher (chá) de sal**
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado (10 g)
2 ovos
3 colheres (sopa) de azeite
1 colheres (sopa) de salsa
Pitada de pimenta-do-reino
🥄 1 colher de chá = 5 ml
🥄 1 colher de sopa = 15 ml
MODO DE PREPARO
Após higienizar os alhos-porós, corte-os em rodelas de cerca de 3 mm cada. Reserve.
Fatie o bacon em tiras finas. Aqueça uma colher de sopa de azeite em uma frigideira e despeje o bacon fatiado. Deixe que doure (veja o ponto na foto abaixo)
Quando o bacon estiver no ponto, desligue o fogo, retire-o da frigideira deixando o óleo (você irá reaproveitar o óleo para fritar o alho-poró). Reserve.
Ligue o fogo novamente e aproveite a mesma frigideira para fritar o alho-poró.
Coloque o sal, a pimenta-do-reino e as duas colheres de sopa restantes de azeite e fique misturando até que o alho-poró reduza de volume e adquira a coloração verde-oliva (veja a foto abaixo), o que leva aproximadamente 15 a 20 minutos.
(se, durante esse período, você achar que o alho-poró está ressecado, coloque mais azeite)
Distribua o alho picado e deixe perfumar. Desligue, então, fogo. Deixe que fique morno.
Cozinhe o macarrão, até que fique ao dente, de acordo com as instruções da embalagem.
Num processador (ou liquidificador***), bata o alho-poró frito, o queijo parmesão, os ovos e a salsa até que fique com a textura igual à da foto abaixo.
Escorra o macarrão e despeje-o numa frigideira grande antiaderente (ou numa wok - veja foto abaixo). Junte o molho e o bacon ao macarrão e misture.
Quando estiver uniforme, ligue o fogo em temperatura baixa e, misturando com cuidado, deixe pelo tempo suficiente para que o molho cozinhe levemente****. Sirva ainda quente.
Bom apetite!
* Se desejar decorar, use uma quantidade maior de bacon. Nesse caso, ela fica a seu critério. Ah! E lembre-se de separar essa quantidade daquela que irá se misturar ao molho!
** Usei essa quantidade de sal porque não coloquei sal no macarrão enquanto ele cozinhava. Portanto, se você optar por cozinhar o macarrão com sal, a quantidade precisará ser reajustada.
*** No liquidificador, use a função "pulsar". Certifique-se de que o alho-poró esteja levemente morno para que você possa bater no liquidificador. Se ainda estiver quente, você pode acabar se queimando.
**** Cuidado para não deixar tempo demais e acabar ressecando o molho! A ideia é que ele mantenha a cremosidade.
Outras receitas que você vai amar: Lasanha de Bacon com Brócolis, Yakisoba de Camarão, Soda Italiana de Maracujá.
Comments