top of page
Foto do escritorCaju Mangaba

Guioza de Proteína de Soja (Vegano)



Guioza, esse pastelzinho cozido no vapor, é um prato típico da culinária chinesa. De tão delicioso, acabou se popularizando no mundo todo. 😋


A receita que trouxemos hoje é vegana, feita com proteína de soja, diferentemente da original que, em geral, leva alguma carne ou, então, apenas legumes. 🤗

 

RENDIMENTO: 6 a 8 porções (de 5 a 7 guiozas cada porção)


INGREDIENTES

Recheio: 1 xícara de proteína de soja 2 xícaras de repolho roxo picado 1/2 xícara pimentão vermelho 1/2 cebola picada 4 dentes de alho picados 1/2 colher (sopa) de gengibre 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz 1/4 xícara de shoyu 1 colher (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (chá) de óleo de gergelim 1 colher (chá) de molho de pimenta 2 colheres (sopa) de cebolinha 1 colher (sopa) de amido dissolvido em 1 colher (sopa) de água Óleo vegetal Massa: 3 xícaras de farinha de trigo 1/2 colher (chá) de sal 1 xícara de água em temperatura ambiente Para cozinhar os guiozas: Um fio de óleo 1/2 xícara de água


🥄 1 colher de chá = 5 ml

🥄 1 colher de sopa = 15 ml

☕ 1 xícara = 240 ml

MODO DE PREPARO Recheio: Hidrate a proteína de soja segundo as instruções da embalagem. Em uma wok, aqueça o óleo e adicione a cebola. Depois que ela ficar translúcida, acrescente o alho e o gengibre. Deixe perfumar.

Despeje o pimentão e repolho. Misture bem.

Acrescente a proteína de soja hidratada, o vinagre de arroz, o óleo de gergelim, o shoyu, o molho de pimenta e o açúcar mascavo. Mexa bem por alguns minutos para que a soja incorpore o sabor.

Adicione a cebolinha e misture novamente. Despeje o amido dissolvido em água e misture até engrossar. Reserve.

Massa: Em uma tigela, misture a farinha de trigo ao sal. Adicione a água. Inicialmente, misture a massa com uma colher ou espátula até que a água seja absorvida. Deixe a colher de lado e, com as mãos, misture bem até que a massa fique homogênea e desgrude tanto da mão quanto da tigela.

Cubra o recipiente e deixe descansando por 20 minutos. Sove a massa por 10 minutos. Deixe descansar por mais 1 hora (é o tempo, também, de o recheio esfriar). Guiozas: Divida a massa em quatro partes. Enfarinhe uma superfície limpa e seca. Retire uma das partes, enrole a massa (como se fosse fazer nhoque), deixando uma altura de uns 3 cm. Corte a cada 2 cm, aproximadamente. Com uma das mãos, achate cada um dos bolinhos que se formou e, com a ajuda de um rolo, abra cada um deles até que fiquem com mais ou menos 2 mm de altura. À medida que você abrir cada um deles, vá recheando e fechando (veja um modo de fechar na DICA 1 abaixo). Faça o mesmo com as outras 3 partes da massa. Para cozinhar os guiozas: Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo, disponha os guiozas e deixe que dourem (particularmente, gosto de deixá-los todo dourados ).

Abaixe o fogo e, com cuidado, acrescente 1/2 xícara de água. Tampe a frigideira.

Os guiozas estarão prontos quando a água secar. Bom apetite!!

 

DICA 1: Como fechar um guioza? Existem várias formas de fechá-lo. Uma das maneiras é unir dois pontos opostos da borda da massa.

Depois, juntar cada uma das duas abas formadas ao primeiro ponto de junção. Serão formadas 4 "orelhas". Vede as duas "orelhas" inferiores de acordo com o sentido das setas na foto.

Depois, esmague as "orelhas" superiores, conforme no sentido demonstrado pelas setas na foto abaixo.

Certifique-se de que esteja bem vedado e, assim, não haja possibilidade de vazar recheio. Obs.: Você pode achar difícil fechar a massa por ela estar enfarinhada. Nesse caso, você pode molhar o dedo na água e passá-lo em toda a borda. DICA 2: Sirva este delicioso guioza com o nosso molho de imersão para guioza. Veja a receita desse molho aqui.



 

Fez alguma de nossas receitas? Compartilhe conosco! 😍 Marque-nos em seu post para que possamos ver e compartilhar! Um xêro e até próxima! 😘


Ah! E não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais!

Instagram: @caju.mangaba

401 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Japchae (잡채)

Comentários


bottom of page