top of page

Guioza de frango com coentro

  • Foto do escritor: Caju Mangaba
    Caju Mangaba
  • 20 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de nov. de 2020



RENDIMENTO: ~35 guiozas


INGREDIENTES

Massa:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 1/2 colher (chá) de sal 1 xícara de água levemente morna Recheio: 500 g de coxa ou sobrecoxa de frango sem pele e desossada 1 ramo de coentro (150 g)* 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado 1 colher (sopa) de shoyu 1/2 colher (chá) de gengibre ralado 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino branca** 1/4 colher (chá) de pimenta calabresa Clara de 1 ovo 5 colheres (sopa) de óleo vegetal (75 ml) 2 folhas de cebolinha picadas Sal a gosto Para cozinhar os guiozas: Um fio de óleo 1/2 xícara de água MODO DE PREPARO Massa: Em uma tigela, misture a farinha de trigo ao sal. Adicione a água morna. Inicialmente, misture a massa com uma colher ou espátula até que a água seja absorvida. Deixe a colher de lado e, com as mãos, misture bem até que a massa fique homogênea e desgrude tanto da mão quanto da tigela. Cubra o recipiente e deixe descansando por 20 minutos. Sove a massa por 10 minutos. Deixe descansar por mais 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio. Recheio: Higienize o ramo de coentro. Deixe secar. Em um processador***, triture o frango desossado. Transfira o frango para um recipiente e acrescente o shoyu, o gengibre ralado, as pimentas e a clara do ovo. Misture.

Deixe um espaço no meio do recheio e acrescente a cebolinha. Em uma frigideira, aqueça o óleo até que fumace um pouco. Despeje-o no recheio e misture em um só sentido por um tempo, até que tudo fique homogêneo. Reserve em geladeira.

Pique bem o coentro*. Adicione-o ao recheio junto com óleo de gergelim e misture bem mais uma vez, sempre no mesmo sentido. Reserve.

Guiozas: Divida a massa em quatro partes. Enfarinhe uma superfície limpa e seca. Retire uma das partes, enrole a massa (como se fosse fazer nhoque), deixando uma altura de uns 3 cm. Corte a cada 2 cm, aproximadamente.

Com uma das mãos, achate cada um dos bolinhos que se formou e, com a ajuda de um rolo, abra cada um deles até que fiquem com mais ou menos 2 mm de altura. À medida que você abrir cada um deles, vá recheando e fechando (veja um modo fácil de fechar na dica abaixo!). Faça o mesmo com as outras 3 partes da massa. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo, disponha os guiozas e deixe que dourem.

Abaixe o fogo e, com cuidado, acrescente 1/2 xícara de água. Tampe a frigideira. Os guiozas estarão prontos quando a água secar. Bom apetite!!


 

* Você pode pegar uma parte das folhas mas dê preferência às hastes.

Isso porque as folhas, em grande quantidade, podem acabar deixando o recheio amargo. ** Você pode usar a pimenta-do-reino preta, se não tiver a branca. Mas reduza a quantidade, coloque apenas 1 pitada.  *** Se não tiver processador, você pode triturar o frango com uma faca. DICA: Como fechar um guioza? Existem várias formas de fechá-lo. Uma maneira fácil é juntar dois pontos opostos da massa e, depois, juntar cada uma das duas abas formadas ao primeiro ponto de junção. Certifique-se de que esteja bem vedado e, assim, não haja possibilidade de vazar recheio.


Obs.: Você pode achar difícil fechar a massa por ela estar enfarinhada. Nesse caso, você pode molhar o dedo na água e passá-lo em toda a borda.

 

Essa receita combina perfeitamente com Molho de Imersão para Guioza.


 

Tradução (com algumas alterações) da receita "鸡肉煎饺 Chicken Dumplings" do canal 小高姐的 Magic Ingredients no youtube.

Comments


©2020 por Caju Mangaba. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page